sexta-feira, 7 de maio de 2010

Post de 16 de novembro de 2009 (segunda-feira)


Tipos comuns de se encontrar num ônibus/trem

Estou até dia 27 de novembro (sexta-feira) sem ter contato com redes sociais e mensageiros instantâneos, eu me auto-proibi, sim, pra me dedicar aos estressantes trabalhos de final de semestre da faculdade. MAS, acho válido continuar usando e-mail, blog e Google Reader durante este período.

Hoje eu estou com vontade de falar sobre minhas inúmeras viagens de ônibus e trem, principalmente do trajeto BH-Timóteo. É cada um que me aparece!

Primeiramente, gostaria de lembrar sobre meus dois últimos coleguinhas de poltrona de ônibus:
- um gordinho barbado, sistemático, que come Doritos, lambe os dedos e lê o Super.
- uma gordona medonha, que não cala a boca um minuto, mas que eu não entendia metade das coisas que ela falava. Essa aí me contava casos diversos, o pouco que entendi foi que a filha tentou se matar, porque a vida é uma merda; e como todo mundo da família está preso ou tem ficha suja, como ela mesma, por exemplo, que está presa, voltava para o presídio aquele dia, só saiu para ver a filha depressiva. E sabe por que ela está presa? Homicídio duplo ¬¬ ... De acordo com ela, apenas assumiu a culpa no lugar do irmão, pobre coitado, que tem família pra cuidar. É uma alma tão bondosa!

Agora começo a listar os tipos mais encontrados neste ambiente.

O sem noção com um celular
É aquele que tem deficiência auditiva, ou talvez a pessoa do outro lado é que tenha. Este ser também pode ser alguém que acredita que só por estar usando um aparelho móvel, sem fio, precisa berrar nele para que a voz chegue ao outro lado, seja lá onde for. O sem noção do celular se esquece da presença de outras pessoas no ônibus/trem ou faz questão de que todos escutem sobre o que ele está falando.

O sem noção com um fone de ouvido
Outro surdo. Geralmente jovens que gostam de ter os tímpanos estourados, talvez porque não sabem como isso pode doer! Mas este não é o problema, cada um com seu tímpano e eu não estou nem aí pro dos outros, o problema mesmo é ele achar que está debaixo do chuveiro da casa da mamãe e começar a cantar no meio do ônibus/trem ¬¬

O sem noção que dorme
Que é? Eu também durmo pra caramba nessas viagens, mas pelo menos não caio em cima do coleguinha do lado! Além do mais, eu também não babo, não ronco, não falo dormindo e nem faço qualquer outro barulho estranho dormindo, tipo ronronar ou sei-lá-o-quê.


O sem noção que caga

Nunca entendi como é que as pessoas têm coragem de cagar naqueles banheiros -.-'Ainda fazem o favor de feder todo o ambiente, prejudicando os coleguinhas, fazendo-os passar mal e tudo mais.

O da crise de tosse
Provavelmente um tuberculoso que não tem um spray de brócolis ou pastilhas de Benalette na bolsa e dá crises de tosse no meio do ônibus/trem. Isso assusta os demais coleguinhas, que podem pensar que o sujeito está morrendo ou algo do tipo. Não é legal.

A criança insuportável
Ou aS criançaS insuportáveIS né, porque criança é uma praga, uma atrai a outra, não sei o que é que acontece, andam em bando mesmo. Enfim, este é o PIOR personagem, sempre tem a criancinha enjoada que desgrama a chorar lá na frente, aquelas pirracentas. Eu realmente não entendo que birra é essa que esses capetinhas têm com ônibus/trem/avião/carro/qualquer outro transporte.

O folgado
Aquele que acha que o ônibus/trem é a Casa da Mãe Joana, né?! (Devo acrescentar que eu me encaixo nesse perfil). É o sujeito que já chega espalhando bolsas, comidas, travesseiro, tênis, celular, revistas, livros, bichinho-de-pelúcia, menino, confusão..., por todo o ambiente. Este personagem é caracterizado por deitar a poltrona no máximo, colocar os pés pra cima e ignorar que tem um coleguinha do lado. Hum, tem aquele também que abre o notebook e assiste filmes e séries (oi!).

O sistemático
Simplesmente o coleguinha que tem nojinho do outro do lado. Daqueles 'não me toque'. Esse sujeito simplesmente não se dá com o folgado. Geralmente são gays enrustidos. Têm todo um aparato de objetos frescos, como aquelas almofadinhas que se coloca em volta do pescoço pra sei-lá-o-quê, que sempre me lembram almofadinhas pra hemorróidas, mas isso não vem ao caso...

O casalzinho irritante
Quando você é um dos membros do casalzinho é lindo, mas quando está de fora da brincadeira, não é legal. Eles simplesmente dão náuseas, sacomé?! É beijinho pra lá, fotinha pra cá, risinho pra lá, cosquinha pra cá..., e por aí vai. Só não se comem porque tem gente em volta, apesar de parecerem nem se importar, e não se comem no banheiro porque ainda têm senso de higiene, eu acho, além do mais, não é avião né, bem!

O enturmado
O animadinho que puxa papo com o coleguinha e oferece balinha.

O retardado
É aquele que não dorme, não lê livros, não lê revistas, não lê o Super, não conversa com o coleguinha, não come, não bebe nada, não chupa balinha, não ouve música, não assiste filme, não faz BOSTA NENHUMA. Só fica olhando pra cima com a boca aberta. Ai, como eu odeio gente que não fecha a boca -.-'

O ansioso
Faltando 10 km pra chegar no destino, tem gente que já levanta. Nunca entendi essas pessoas. Isso também vale para ônibus de dentro da cidade.

O autista
Ele fala sozinho, brinca sozinho, ri sozinho..., diverte-se A BEÇA no ônibus/trem.

O curioso
O ônibus não pode parar por 17 segundos que este sujeito já levanta, olha pela janela, vai lá na frente perguntar o que aconteceu pro motorista, sai do transporte e vai caçar alguém no meio da estrada pra contar o que houve, depois volta pra fazer fofoquinha, claro.

O apavorado
É quase a mesma coisa do caso anterior. Porém, ele desespera todo mundo, empurra o coleguinha pra ver o que tá havendo pela janela, grita o motorista, fica nervosinho...

A véia das matula *
Essa me diverte, mesmo! Véia ADORA uma matula, né?! Parece que tá indo pro deserto e precisa fazer um estoque de alimentos. Leva fruta, bisnaguinha, suco de caixinha, leite, biscoitinho, bolo..., tudo dentro de uma sacola de plástico de supermercado. São essas que salvam quando a gente passa fome e dá surto de hipoglicemia, éééééé!

O casal de véios
Eles são cheeeeios dos causos! Vão conversando a viagem inteira. E, claro, todo o ônibus/trem tem que escutar, porque eles são muito simpáticos e gostam de partilhar suas experiências com os mais jovens, só isso. Nem é porque estão ficando surdos ou caducos. Não.


* [matula] substantivo fem. sing.
Merenda, geralmente para uma viagem.

"Vou levar um pacotinho de biscoito como matula"

Palavras relacionadas:

rango bóia gororoba comida alomoço janta bruaca matulão.
Fonte: Dicionário informal.



E a gente sempre encontra desses por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário