sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tim Burton's Alice


Eu não sei quanto a você, mas eu estava esperando MUITO desse filme: dirigido por Tim Burton, com Johnny Depp, Helena Bonham, Anne Hathaway e o famoso 3D! Qualquer um que conhece o trabalho dessa pessoas fica empolgado com a notícia do filme. Agora preciso comentar um por um:

Tim Burton

Dia desses um amigo me disse que não se animava com o filme SÓ por ele ser dirigido por Tim Burton. Ele afirmou que o diretor virou ‘modinha’ (AH, como eu odeio essa palavra e sua definição ¬¬) e que qualquer menininha fala que ama Tim Burton sem nem saber quem ele é. Não deixo de concordar com ele, a meninada confundiu as coisas, só porque Tim Burton dirigiu um filme que todo mundo conhece por causa de Walt Disney, viram fã do cara. Mas a verdade é que a maioria dessas pessoas nem conhecem realmente o trabalho dele.
Trabalhos de Burton têm um ar sombrio e muito excêntrico. Particularmente, acho que ele fez um ótimo trabalho em Alice no País das Maravilhas. Mesmo sendo um filme de ambiente colorido, ele conseguiu introduzir a sua obscuridade e excentricidade, tais características podem ser percebidas durante todo o filme, nos ‘cenários’ e personagens. Por exemplo, a Alice criança é totalmente a cara de Burton, com aqueles olhos grandes e fundos.

Johnny Depp

Não é novidade que Depp e Burton têm quase uma sociedade nas produções cinematográficas, e não foi diferente com Alice no País das Maravilhas: Johnny Depp foi um ótimo Mad Hatter (Chapeleiro Maluco). Pelo menos ele, como sempre, alcançou minhas expectativas, sua atuação foi muito boa mesmo. Sou suspeitíssima pra falar, já que puxo sardinha pro lado dele MESMO, mas nunca vi um trabalho ruim desse sujeito!
Alguns reclamaram do exagero na língua presa, eu achei bastante sutil. E eu havia criticado o fato de ele ter colocado um pouco de Jack Sparrow na forma de andar e correr, mas, como me disseram esses dias, é um trunfo do ator, uma característica dele que não tem erro. Não vou condená-lo por isso, afinal, eu sempre rio.

Helena Bonham

Admito não conhecer o trabalho dela, mas em Alice no País das Maravilhas, eu gostei bastante da atuação. Ela conseguiu dar um ar malvado e cômico à personagem. Muito bom mesmo.

Anne Hathaway

Sempre gostei muito da atuação dela, mas em comédias românticas e drama. Acho que ela deve continuar somente nesses gêneros, porque em Alice no País das Maravilhas ela me decepcionou. A personagem não tinha expressão! Sei que Burton dá liberdade para os atores criarem os trejeitos de seus personagens, e gostei dos que Hathaway criou, mas ainda a achei vazia, bem fraquinha.

Mia Wasikowska

Ô menina fraquinha de atuação, viu! Nunca vi protagonista tão sem graça! Não sei se faz parte da personagem ser assim, se for, aí é um erro de Burton (o único). Mas devido ao comentário feito no item anterior (Anne Hathaway), sobre os próprios atores criarem seus trejeitos, acredito ser o problema da atriz mesmo. Achei que faltou alguma coisa naquela Alice, ficou muito morta mesmo.
O filme é do Mad Hatter, a Alice ficou apagadinha perto dele.

3D

Alguém mais teve sono ou fui só eu? Sério, aqueles óculos 3D de lentes escuras me deram MUITO sono, a ponto de pescar durante o filme, isso nunca havia me acontecido antes no cinema! Achei muito chato esse negócio de ter que assistir o filme inteiro com óculos deveras desconfortáveis, afinal, se tirasse os óculos, eu iria ver tudo embaçado.
Outra coisa: inicialmente, até a pessoa se acostumar com o 3D, a vista fica estranha, desconfortável, e a cabeça dói. Dessa forma, não é possível enxergar direito. Acredito que a tecnologia 3D ainda tem muito que aprimorar, porque não está boa não.
Também acho que o filme aproveitou pouco os efeitos em 3D, acredito ter sido desnecessária tal tecnologia nesta produção, que poderia ser muito boa mesmo sem o famoso 3D.

Roteiro

Este, para mim, foi o maior problema do filme: roteiro fraco. Não é culpa do Tim Burton, como todos devem estar metendo o pau, é culpa da Linda Woolverton. Faltou alguma coisa na história daquele filme, achei muito clichê, tudo que aconteceu já se esperava. Senti falta de uma emoção maior, mais aventura, talvez, uma trama mais forte mesmo.
A idéia da história é legal, mostrar as mudanças da fase infantil para a fase adulta e as escolhas que se deve fazer, mas deve haver uma forma mais interessante de mostrar isso, forma essa que Linda Woolverton não encontrou. Além disso, achei péssima a história da Alice ter que matar um monstro ¬¬’


Observação final:
Essa é apenas a minha opinião.

Comentário inútil do final (que nunca pode faltar):
Euri da Lebre de Março xD




[ Veja também a crítica do Motivos pra sair do sofá ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário