sexta-feira, 7 de maio de 2010

Post de 22 de junho de 2009 (segunda-feira)

É tudo fruto do Capitalismo Contemporâneo


É comum vermos celebridades exporem suas próprias vidas e de sua família na mídia. Muitos fazem isso por estarem por baixo, perderam a fama e querem voltar às manchetes. Porém, mesmo alguns que estão no auge da carreira se submetem a isso, como é o caso da cantora Cláudia Leite, que expôs sua gravidez à grande mídia, afetando não só sua própria vida, como também a do filho. Tanto que após o nascimento deste, o Fantástico armou o maior circo para acompanhar o leite de Cláudia, que estava fazendo um show no carnaval de Salvador, até o filho, que estava em casa.


Não condeno a cantora por isso, como fez Silvana Mascagna, em sua coluna do jornal O Tempo, já que não sei o que é ser uma celebridade, não conheço Cláudia Leite e não sei como é a vida dela, apenas discordo desse “auê” todo em cima da vida pessoal de um artista; afinal, acredito que deve-se distinguir vida particular de profissional. Talvez Silvana Mascagna estivesse querendo fazer uma crítica justamente a isso: a exposição da vida pessoal de celebridades na mídia, porém, ela perdeu o foco a partir do momento em que se concentrou apenas em falar mal de Cláudia Leite e de sua conduta como mãe.

Apesar de não estar de acordo com tal exposição, penso que Silvana faz afirmações errônias, já que não podia confirmar nenhuma delas, por não conviver com a cantora e não saber se ela é boa mãe ou não. Além do mais, foi totalmente inadequado dizer que Cláudia Leite estava se divertindo enquanto o filho precisava dela, pois, como a celebridade disse em resposta no seu blog, ela estava trabalhando, cantora é uma profissão como outra qualquer, ela precisa disso para sobreviver, e muitas pessoas dependem desse trabalho.

Claro que a mídia também toma parte nisso, não são só as celebridades que querem aparecer, os veículos de comunicação colaboram bastante para essa exposição. Mesmo quando o artista não deseja se expor, paparazzi correm atrás e expõem a vida pessoal do sujeito sem a permissão do próprio para isso. Revistas e programas de fofoca se aproveitam da pessoa pública para revirarem sua vida particular. Tudo isso apenas para lucrar em cima das vendas das revistas e do ibope dos programas que cresce, já que pessoas anônimas se interessam muito pela vida pessoal de artistas, como num reality show.

Sendo assim, pode-se afirmar que é tudo fruto do capitalismo contemporâneo, pois o objetivo principal é o lucro, tanto das empresas de comunicação, quanto das celebridades, que aumentam sua fama com isso. É uma troca de interesses, e o artista passa a ser uma mercadoria.

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